Visita a Jacarezinho + Curso de Xilogravura UENP
- Atelier Valparaíso
- 1 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

Semanalmente estamos viajando a Jacarezinho - PR para ministrar o Curso de Xilogravura na UENP, que faz parte do projeto salão de artes plásticas e que tem como objetivo instigar a produção gráfica na cidade e assim ver muito mais gravuras nas edições do salão, que este ano está em sua 34 edição, e acervo do museu.

O curso, além de abordar técnicas de manuseio das ferramenta, criação, impressão e elaboração de matriz colorida, tem uma temática como fio condutor: Memória da região.
Os participantes criaram suas gravuras com aspectos pessoais, históricos e políticos acerca de suas vivências no norte pioneiro.


Para entender um pouco mais disso e entrar no clima nesta semana tivemos a oportunidade de estar um pouco mais na cidade, conhecer as ruas , museu sacro-histórico e indicamos dois locais para conhecer na cidade, que já completa 118 anos:
Ateliê de artesanatos Jacarezinho

Ao chegar no ateliê, com fachada colorida somos recebidos por muita alegria de Donizett e Marina, artistas da cidade responsáveis pelo espaço onde comercializam artesanatos de artistas da cidade e ensinam pintura, bordado e crochê. Tomando um chá e conversando sobre os trabalhos Donizett me mostrou algumas pinturas e disse "Precisava de um espaço o triplo desse viu" enquanto organizava material que ia recebendo. Pois é, o ateliê é repleto de trabalhos e a gente realmente precisa reservar bastante tempo para ver tudo, mas respondi " mas para artista, Donizett, qualquer espaço que tiver é pouco, isso é bom né?"
No espaço tem as mais variadas técnicas: esculturas, máscaras decorativas, peças de crochet, lembranças de Jacarezinho, e muitas muitas pinturas. Cada tela Marina e Donizett iam lembrando que elas já tiveram em salões no Brasil e no Paraguai.
Donizett abriu um catálogo de salão e mostrou emotivo a página em que um trabalho seu aparece próximo ao de Dirce Nascimento, sua mãe, artista já falecida que retratava o cotidiano da mulher.
O ateliê fica na Rua Coronel Figueiredo próximo a catedral (rua lateral)
Abre de quarta das 13 às 18h, sábados e domingos das 08 às 12h
Catedral de Jacarezinho

Aos fiéis católicos a catedral de Jacarezinho é um espaço de oração, mas nossa indicação é artística e histórica. Quem espera entrar e ver arte sacra tem uma baita surpresa quando se depara com as pinturas de Eugênio Sigaud. Arte profana ao invés de sacra. A convite de seu irmão Dom Geraldo conservador, e um dos fundadores da Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), Eugênio pintou fortes críticas a igreja, a seu irmão e política, pois eugênio era Comunista, maçom e ateu.

A qualidade das obras e detalhes críticos das mesmas valem a visita. E para quem se interessa por arte sacra, próximo a Caedral, também na avenida Getúlio Vargas, está o museu sacro-histórico.
Agradecemos a Juliana Carolina, Camila Pereir, Fernanda Rodrigues pelo apoio durante as oficinas e aos moradores da Moradia Estudantil pela acolhida neste fim de semana.
Comments